Abrir negócio próprio ou adquirir uma franquia? – Vantagens e desvantagens de cada modelo de negócio

Na hora de se tornar empreendedor, há muitas incógnitas e dúvidas que pairam sobre os profissionais.

Abrir o próprio negócio, comprar uma empresa já existente, optar pelo franchising ou, ainda, uma franquia já em andamento.

Essas são apenas algumas das modalidades que os empreendedores possuem à disposição.

Batista Gigliotti, que acumula quase 30 anos de experiência na área empreendedora, é master franqueado da Sunbelt Business Brokers no Brasil, líder mundial em intermediação de compra e venda de empresas no mundo, e compara as vantagens e desvantagens das modalidades:

Abrir o próprio negócio

Vantagens: esta opção permite ao empreendedor elaborar ‘algo novo’. Com bastante estudo, é possível ‘acertar em cheio’ no negócio e criar uma nova necessidade na sociedade (futuros clientes). Seja em serviços ou varejo, a inovação é fundamental.

Desafios: iniciar um negócio do zero requer cautela, planejamento e muita análise. Conhecer a fundo o mercado que irá investir não é o suficiente e pode frustrar eventuais planos.

Outro fator negativo é a falta de conhecimento da área empreendedora, caso o profissional nunca tenha trabalhado na área antes. O investimento acaba sendo maior por ter que criar todas as áreas de uma empresa e ainda torná-la conhecida no mercado.

Confira dicas para abrir negócio próprio.

Investir em uma franquia:

Vantagens: o know-how do franqueador auxilia o futuro empreendedor, que terá o suporte necessário para fazer toda a operação de sua loja. Além disso, pertencer a uma marca reconhecida no mercado pode ser considerado muito positivo para quem está iniciando.

Desafios: a difícil localização de um ponto comercial estratégico pode prejudicar os planos do empreendedor. Quando falamos em franchising esta questão é ainda mais perceptível porque a territorialidade é determinada de acordo com os planos da franqueadora. E, como não poderia ser diferente, os melhores locais já estão locados e em operação.

As melhores franquias para investir em 2016.

Comprar uma empresa já existente

Vantagens: adquirir uma empresa em andamento, de certa forma, torna o processo mais fácil. Ter uma carteira de clientes formada, ponto comercial testado e aprovado atenuam eventuais riscos.

Ao contrário do que muitos imaginam, há muitas oportunidades neste segmento. Além disso, existem muitas empresas à venda que estão no azul. A vantagem de se conhecer e de se auditar o histórico também diminui (e muito) os riscos.

Desafios: esse é um processo que exige profissionalismo, não basta ter empatia ou confiança no atual dono do negócio. Se a consultoria responsável pela intermediação do negócio não tiver metodologias adequadas, que conheçam os pontos que precisam ser avaliados e seus devidos valores, a negociação pode ser benéfica apenas para um dos lados.

Dicas de microfranquias baratas.

Investir em uma franquia em andamento:

Vantagens: todas as vantagens em optar por uma franquia e por um negócio em andamento, a margem de segurança do empreendedor terá um sobressalto, pois ele reúne a popularidade da marca, expertise e também o histórico quanto a condução do negócio.

Desafios: a informação é a maior aliada do investidor em qualquer opção, pesquisar os passos do último empreendedor, valorizar o que deu certo e lapidar os pontos sensíveis, somando a paixão por empreender e o compromisso com o retorno do investimento, especialmente quando se obtém suporte técnico de uma consultoria, é muito assertivo.

Deixe um comentário

O seu email não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

*