Dicas de como escolher a melhor franquia

Franquia Barata – Já sabe como abrir uma franquia? Já teve uma ideia? Após ler nossa primeira dica sobre como abrir uma franquia, é certo de que será um grande empresário. Finalmente o sonho de ser o dono do próprio negócio irá se concretizar. Parabéns! Mas, vamos pensar e rever algumas dicas? Mesmo com o aumento do número de empresas com redes de franquias em expansão, haver diversas opções de franquias baratas, franquias rentáveis, etc. Ainda assim será que você já pode considerar sua decisão como a melhor escolha?

Assim como todo investimento, uma franquia também tem os seus riscos. O modelo de negócio exige do franqueado um perfil de empresário híbrido, ou seja, o investidor assume o contrato com as regras ditadas pelo franqueador, bem como se compromete a trabalhar em tempo integral em função de sua franquia. Afinal, “é o olho do dono que engorda o gado”. Esqueça férias, folgas, etc. Agora você é um empresário, dono de uma franquia que dependerá de você para ser lucrativa e rentável.

As principais falhas ao abrir uma franquia

Ao decidir abrir uma franquia, os jovens empreendedores podem cometer algumas falhas. Não queremos que você, nosso leitor, cometa, portanto é preciso saber essas falhas para que você não as cometa e tenha sucesso no seu empreendimento. Abrir franquia é coisa séria, não pode ser encarado como um mimo ou uma vaidade pessoal. Desse modo, abrir franquias requer algumas análises e reflexões antes de se concretizar o negócio. Afinal, será seu dinheiro ou um empréstimo junto ao banco que estará em jogo e há considerações prévias importantes para maximizar o sucesso de sua franquia.

O principal erro cometido por alguns franqueados de primeira viagem é a falta de capacitação com cursos de empreendedorismo, técnicas de vendas, cursos de contabilidade, administração de empresas, liderança, etc. Muitas vezes, o retorno demora a vir. A média do retorno financeiro de muitas franquias é de pelo menos 36 meses. Desse modo, não confunda retorno do investimento com resultado positivo. Com dedicação e trabalho, você terá resultados positivos logo nos primeiros meses, porém o retorno do investimento virá depois de dois ou três anos. A dica é saber gerenciar muito bem o dinheiro com o pagamento do financiamento, salários, campanhas de marketing, promoções, etc. E por que não investir na sua capacitação e de seus funcionários? Estude! Faça alguns cursos online.

Outra falha bem comum ao jovem empreendedor é o fato de se apegarem demais a uma franquia que conheceram no seu bairro. Por exemplo, você foi comprar um chocolate e se encantou com a decoração da loja, o atendimento das funcionárias, etc. Acontece que quando você abrir a sua franquia de chocolates, café, lanches ou qualquer outra franquia, você será o responsável por fazer tudo aquilo girar. Ou seja, é você que deverá motivar seus funcionários, lidar com a contabilidade, pensar em campanhas de divulgação, fidelizar clientes, etc. Saiba que o primeiro ano é um dos mais difíceis. Terá que se superar, passar pelo estágio da desmotivação, crises, etc. Está pronto para isto? Pense direito!

A principal dica que podemos dar ao futuro franqueado é, além de fazer cursos básicos de administração e gestão financeira, procurar ajuda de especialistas antes de iniciar o negócio em si. Uma boa dica é se associar à ABF, fazer cursos no Senac, etc. Além disso, é preciso que o futuro franqueado leia muitos livros sobre franquias, franchising e negócios e livros sobre dinheiro para saber mais sobre os conceitos da operação, estruturar melhor o negócio, os serviços que irá precisar contratar, taxas e impostos que deverão ser pagas, tipos de treinamentos e apoio oferecidos pelo franqueador, satisfação dos franqueados, projeção de faturamento, lucratividade, etc.

Outra falha cometida é não levar em consideração a cultura da empresa franqueadora. Isto porque você estará sujeito às regras impostas por esta rede. Por isso, estude muito bem o contrato, as condições estabelecidas, converse com outros donos de franquias, etc. No resto, bom trabalho!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*