Evite alguns erros para ter uma franquia de sucesso

Investir em franquias é um negócio bastante promissor visto que cerca de 70% dos franqueados conseguem abrir uma franquia e recuperar o dinheiro investido no curto espaço de tempo. A taxa de falência de franquias é realmente muito mais baixa que a de outros tipos de empreendimentos, contudo nem sempre abrir uma franquia é sinônimo de sucesso.

Abrir uma franquia é um negócio e todo negócio envolve riscos. Abrir uma franquia barata e lucrativa é um desafio. Ou seja, mesmo que abrir uma franquia possa ter seus riscos reduzidos, ainda assim há riscos. Pesquisas apontam que ao abrir uma franquia, o franqueado pode se perder em pequenos deslizes, como ter pouco caixa ou uma localização errada. São detalhes que poderão colocar o fim a qualquer franquia de sucesso.

É preciso pensar bem. Saber se o local escolhido tem fluxo de pessoas constante e se o público que frequenta o local faz parte do seu público alvo. Além disso, é importante abrir uma franquia que você se identifique com a marca e o segmento do mercado. Às vezes, mesmo localizada em um shopping bem movimentado, uma franquia pode não ir bem dependendo da localização dela dentro do shopping.

  • Franquia Fácil: dicas para abrir uma franquia barata
  • Franchising: entenda melhor o que é e como funciona uma rede de franquias
  • Revista Dinheiro: saiba quais melhores investimentos para aplicar o seu dinheiro

Saiba quais os principais erros que o franqueado não pode cometer ao abrir uma franquia. Abrir uma franquia barata e lucrativa será o seu objetivo para ganhar dinheiro com o seu negócio próprio e até expandir, comprar franquias, abrir novas lojas, etc. Leia com atenção as dicas abaixo:

Localização errada
A escolha inadequada de um ponto comercial poderá ser crucial para que a franquia dure pouco. É um erro muito comum. A dica é pesquisar o bairro, o público que frequenta o local a cada dia da semana, entrevistar moradores da região, levantar dados estatísticos sobre segurança, concorrência, etc. Enfim, é preciso saber muito bem onde irá abrir sua franquia. O local escolhido deve ter consumidores em potencial do seu negócio. Ao mesmo tempo não adianta estar em um lugar com muito movimento, mas sem o público-alvo. O segredo para uma franquia de sucesso é pesquisa e planejamento.

Fluxo de Caixa
É recomendado abrir uma franquia com um investimento e capital inicial de giro pelo menos duas ou três vezes maior do que o recomendado pelo franqueador. É uma estratégia que servirá para lidar com possíveis movimentos de retração do mercado, crises e se proteger em períodos que o negócio não anda bem. O segredo para uma franquia de sucesso é planejamento e paciência. Abrir uma franquia deve ser um ato planejado, apenas o faça quando estiver realmente preparado.

Trabalho, depois Sucesso
Quem nunca ouviu a brincadeira de que só no dicionário que o sucesso vem antes de trabalho. Nenhum franqueado terá uma franquia de sucesso apenas pelo simples fato de abrir uma franquia. O franqueado deverá trabalhar dia e noite, noite e dia, todos os dias da semana e até aos finais de semana, feriados e datas importantes para ter uma franquia de sucesso. Investir em uma franquia barata e lucrativa vai depender do seu trabalho e não do modelo de negócio de franquia.

Metas e vendas
Vendas é o que move um comércio, seja ele de chocolates, moda feminina, albergue, etc. Subestimar a importância das vendas é um erro comum. O pós vendas e o relacionamento com os clientes também são parte do processo de vendas e consequente sucesso da sua franquia. Jamais deixe de acompanhar de perto as vendas aos seus clientes e consumidores, especialmente início do negócio. Hoje em dia a concorrência é muito grande e o público tendo a opção por comprar no seu concorrente por um atendimento inadequado de sua parte, ele o fará. Fidelize o público!

As regras do jogo
A dificuldade em abrir uma franquia pode ser menor para alguém que algum dia já teve uma empresa própria, porém no decorrer do processo e funcionamento da franquia é primordial não contaminar a franquia com ações antigas que não combinam com o modelo de uma franquia empresarial. Para ter uma franquia de sucesso e lucrativa é preciso estar alinhado com o franqueador, aberto a receber treinamento e as seguir suas orientações.

Deixe um comentário

O seu email não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

*