Dicas para escolher uma franquia de sucesso

O setor de franquias vem aumentando ano a ano. Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o Brasil é um dos países com maior número de redes de franquias (são quase 2 mil redes e 100 mil unidades em todo país). São muitas opções e, às vezes, quem está pensando em abrir uma micro franquia ou uma franquia de sucesso, barata e lucrativa fica na dúvida.

Escolher uma franquia para investir o seu dinheiro e um negócio sério por isso a dica é planejamento e estudo. É preciso investigar qual o melhor negócio para você. Jamais compre no impulso! A pergunta básica “as melhores franquias” deve ser seu foco. Há boas opções de negócios em todos os segmentos, contudo é preciso que a franquia tenha também o seu perfil. É preciso que você tenha afinidade e senta prazer com a sua franquia.

Confira algumas dicas na hora de escolher a melhor franquia para você, aquele que será uma franquia de sucesso, barata e lucrativa!

Identidade
A primeira dica é escolher um segmento de acordo com o seu perfil de empresário. É preciso que o empresário se identifique com o mercado em que estiver inserido. Contudo, nem sempre uma franquia que você julga atrativa e que lhe agrada é a melhor franquia para ser administrada por você. É preciso pensar racionalmente. Além disso, escolher uma franquia só porque está na moda deve ser evitado. O mesmo ocorre pelo fator financeiro. Não basta pensar em uma franquia com alto retorno financeiro se você não há uma identificação pessoal com a franquia.

Investimento
Certifique-se que você tem capital disponível para investir na franquia que escolheu. Faça uma escolha prévia do ponto comercial, levando em conta o produto e o público-alvo. Tenha em mente que irá precisar ter condições financeiras de comprar o primeiro estoque, ponto comercial, construção, gastos extras, etc. Jamais fique demasiadamente endividado. Recomenda-se financiar apenas de 40% a 50% do valor total.

Análise
A análise de mercado é o passo inicial para a abertura de qualquer negócio. Avaliar a longevidade do empreendimento também é importante. Pensa grande e a longo prazo! É necessário avaliar a condição de sobrevivência do negócio a longo prazo. Vestuário, moda, educação e alimentação são boas opções, pois são necessidades. Outra dica é analisar como anda o ramo escolhido e suas principais redes de franquias.

Pesquisas
Pesquise e investigue antes de investir o seu dinheiro na franquia. Conheça pessoas que possuem ou já possuíram uma franquia que te interessa. Converse sobre como funciona o negócio e se tudo que está descrito na Circular de Oferta é verdadeiro. A dica dos especialistas é falar com pelo menos quatro pessoas com franquias de idades diferentes.

Relacionamento
As franqueadoras também selecionam seus franqueados. Participar de vários processos é uma forma de conhecer várias redes e filtrar as que mais te interessam. Uma simulação financeira do negócio é essencial antes de assinar os papéis. Marque reuniões para conhecer a sede da empresa e sua estrutura organizacional. Descubra quais serviços estarão inclusos na sua franquia, como funciona o treinamento e a unidade modelo.

Aguarde o momento certo
Tenha paciência para analisar todas as informações disponíveis sobre a rede e faça a escolha sozinho. Ter uma assessoria na hora de decidir é importante, mas a palavra final deve ser do futuro franqueado. Investigar com mais profundidade e tempo em poucas franquias é mais vantajoso do que ter uma noção superficial de muitas.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*