Franchising: A História das Franquias

Franquia Barata – Como vimos no artigo “O que é e como funciona uma franquia“, franchising é o modelo de negócio pelo qual um “franqueador” concede a um “franqueado” o direito de uso de marca ou patente. Para a Associação Brasileira de Franquias (ABF), frachising é uma estratégia para a distribuição e comercialização de produtos e serviços. Abrir uma franquia barata é um método seguro e eficaz para que empresas ampliem suas operações com baixo investimento. Além disso, é uma oportunidade para quem pretende abrir e investir em negócio próprio.

A História do sistema de Franquia

O sistema de franquias emergiu na segunda metade do século XIX nos EUA. A fábrica da Singer Sewing Machine Company, empresa de máquinas de costura, sediada na Nova Inglaterra, promoveu a abertura de franquias a comerciantes independentes que quisessem investir e apostar no mercado de máquinas de costura em plena expansão àquela época. O modelo proposto pela Singer era uma parceria, onde os comerciantes poderiam, além de vender os produtos da marca, fazer também o uso da marca Singer na fachada de suas lojas.

Já quase no início do século XX, em 1898, a fábrica de carros da General Motors (GM) passou a adotar o sistema de franquia empresarial com a finalidade de ampliar unidades de lojas que vendiam seus carros. A Coca-Cola autorizou em 1899 que pequenos empreendedores no ramo de bebidas pudessem engarrafar e distribuir seus refrigerantes por meio de franquias.

Já no século XX, o número de redes que apostavam na expansão da marca por meio das franquias aumenta. Em 1917 foi a vez das franquias da Piggly Wiggly, primeira rede de franquias de mercearias. Em 1921 é a vez da Hertz Rental Car, locadora de veículos. Em 1925 a A&W, rede de fast food.

  • Franquias de aluguel de carros

Além de se difundir, especialmente nos EUA, o sistema de franquias atinge todos os setores do comércio e serviços dos mais variados ramos. Na década de 1930 surge centenas de franquias de postos de revenda de combustível, franqueados pela indústria de petróleo. São abertas franquias desde  especializadas no desentupimento de tubulações até restaurantes, sorveterias e hotéis. Surgem as marcas Burger King, McDonald’s, Dunkin’ Donuts, etc.

No Brasil, as primeiras franquias baratas surgiram na segunda metade da década de 40, após a Segunda Grande Guerra, destacando-se as franquias de escolas de idiomas Yázigi. Desde então, o modelo de franchising cresce a cada ano no país. O Brasil está entre os países com mais franquias em todo mundo, mas ainda assim com um largo mercado para expansão de redes de franquias.

Há alguns leis que regem o sistema de franquias e ajudam o pequeno empresário a tocar a sua franquia. O primeiro passo para abrir uma franquia é entender a legislação sobre franchising.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*