Franquias como opção de bom negócio em 2017

Por Paulo Canarim – Escolher o próprio negócio é um desafio, escolher uma franquia é ainda mais desafiador. Como devo escolher a franquia? Quais os critérios devo considerar? Marca, rentabilidade, serviço ou produto?

Todo mundo quer ter sucesso no que faz, seja por hobby ou trabalho o sucesso dignifica, quando feito de forma ética e honesta, claro.

Vivemos tempos em que o sucesso a qualquer preço vem levantando questões e hoje o mercado e o consumidor estão atentos as práticas comerciais e por isso valorizam empresas envolvidas com ações sociais e ambientais.

Empresas e marcas que cultivam valores duvidosos estão sujeitos a sabatinas digitais. As redes sociais já operam como verdadeiras fiscais de marcas e divulgam e viralizam tanto as ações positivas quanto as negativas.

O tão sonhado sucesso profissional começa com investimento na carreira. São cursos de idioma, pós-graduação, MBA, intercâmbio e tantos outros recursos para decolar a carreira.

Mas nem todos tem o perfil para ser empregados, muitos brasileiros sonham com o sucesso empresarial. Preferem ser donos do próprio negócio.

Não raro se encontram totalmente perdidos, sem saber por onde começar. O SEBRAE tem muitos projetos empresariais para auxiliar o novo empreendedor, mas em nenhum deles vem com selo de garantia de sucesso, isso acontece por uma razão muito simples. Não existe nada que garanta o sucesso pleno e eterno de qualquer negócio.

É claro que existem negócios passados de uma geração para outra, muitos permanecem fortes constituem marcas e são bem geridos pelos filhos e netos. Mas nem todos tem a mesma sorte.

Então o que dizer para esse empreendedor que decidiu seguir como empresário e não tem muitas referências para iniciar seu próprio negócios. Experiência, mas como ter sem começar ? Franquia.

Considerar abrir uma franquia, inicialmente, é sem sombra de dúvida uma ótima decisão. Mas essa decisão abrirá muitas portas e possibilidade e nesse caso o futuro empreendedor volta a ficar sem saber por onde começar.

Muitos tem empregos e a incerteza aparece como uma sobra. Abrir mão da segurança que um emprego formal oferece e se navegar no mar desconhecido, arriscado e cheio de possibilidades do empreendedorismo é de assustar qualquer um. Mas considero a franquia um modelo de negócios que oferece maior amparo para o empreendedor de iniciante. Possui baixo risco e quando bem escolhida excelente retorno.

Escolher uma franquia que corresponda aos seus interesses vai além de pensar em franquias de sucesso. Sabia que a casos de franqueados de marcas famosas que experimentaram a frustração. Isso quase sempre acontece porque atribuem valor excessivos ao sucesso da marca e as possibilidades de retorno.

Ser uma franqueado de sucesso passa principalmente pelo trabalho em parceria. A franquia terá grande chances de sucesso quando a parceria é de sucesso.

Para que isso seja possível uma autocrítica por parte do franqueado deve ser feita. Aplique em você uma avaliação SWOT pessoal avalie alguns pontos em busca do autoconhecimento. Suas características pessoais e profissionais vão definir a escolha da franquia.

Tudo começa com um sonho, mas é importante saber aonde quer chegar e mais importante, o que está disposto a fazer. Por exemplo: se você não quer trabalhar aos finais de semana, abrir uma franquia em shopping pode não ser uma boa ideia.

Realizar um sonho não é carregar um fardo. O franqueado precisa se identificar com o trabalho, então, escolha uma área que combine com seus valores, sua experiência profissional, que você goste.

Invista tempo e dedicação nesta decisão, não faça nada com pressa, pesquise bem a área que deseja seguir, mesmo que seja um assunto que domine.

Escolher um negócio só porque gosta do segmento, sem investigar a fundo como funciona no dia a dia, pode ser uma armadilha. Procure a franquia e informe sobre todos aspectos possíveis. Todos querem acertar franquia e franqueado.

Algumas dicas de franquias para investir em 2017:

1 Comentário

  1. O mercado de franquias no ramo de alimentação deve crescer muito em 2017. Será uma boa opção investir?

Deixe um comentário

O seu email não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

*