Franquias Baratas – Saiba como escolher a sua!

Está gostando de nossas dicas?

O Franquia-Barata.com sempre irá buscar informações relevantes para quem deseja abrir uma franquia. Já demos algumas dicas de como abrir passo a passo uma franquia, explicamos como funciona uma franquia, passamos pela história do franchising, indicamos as principais falhas do futuro franqueado ao abrir uma franquia e muitas outras informações sobre franquias.

Ao abrir uma franquia, certamente o empresário está dando início a um sonho. Afinal, ter um negócio próprio para abrir é investir em um futuro de patrão. Muitos sonham em ser seu próprio patrão. Agora, é importante saber que abrir uma franquia também pode estar disposto a riscos. Desse modo, ao investir dinheiro em uma franquia (mesmo que seja de uma marca consolidada no mercado), deve-se deve ficar atento a alguns pontos importantes na hora de decidir em qual negócio irá investir dinheiro.

A MARCA – Escolha bem a marca com qual irá trabalhar

Atualmente, o que não falta no mercado de franchising sãos marcas de franquias, algumas já de renome e consolidadas – por isso mesmo exigem maior investimento – e outra infinidade de outras marcas novas, duvidosas, porém muitas podem vir a surpreender.

A dica é observar as novas franquias, detendo-se aos detalhes no conceito da marca e os diferenciais do produto ou serviço.

O SEGMENTO – O que você gosta de fazer? Escolha sua franquia por afinidade

Para que o pequeno empreendedor acerte no investimento é de suma importância gostar do ramo em que pretende atuar. Portanto, a dica de ouro é que antes de comprar a marca, ter a certeza de que irá se sentir satisfeito e feliz trabalhando naquilo (beleza, saúde, educação, turismo, vestuário ou prestação de serviço, por exemplo).

AS TAXAS – Seja crível na hora de aceitar as taxas cobradas

Cada rede de franchising cobra as taxas que sua matriz determina, variando de acordo com a popularidade da marca, produto, etc. As principais taxas cobradas pelo franqueador são os royalties, que correspondem ao direito autoral da marca, e a taxa de publicidade, servindo como fundo para que a marca faça campanhas nos meios de comunicação, divulgando-a.

O PONTO – Um ponto comercial estratégico é fundamental para o sucesso da franquia

Escolha bem o seu ponto comercial, e antes de comprar consulte a franquia que pretende adquirir. Muitas vezes a rede de franchising ajuda na escolha do ponto com profissionais capacitados.

O INVESTIMENTO -Quanto você pretende gastar?

Para investir o seu dinheiro direito e afim de evitar possíveis inconvenientes no futuro,o ideal é que o empresário tenha recursos disponíveis para dar de entrada na hora da compra da franquia, ao menos 50% do valor total do custo. Geralmente é um grande dinheiro investido no negócio no seu primeiro ano. É preciso ter dinheiro em caixa para emergências.

A ‘Circular de oferta de franquia’

De acordo com o artigo 3° da Lei de Franquias, assim que você escolher o negócio de sua preferência, é um direito seu exigir a Circular de Oferta de Franquia. Ela deve conter todos os dados referentes ao bom andamento do acordo entre franqueador e franqueado, informações como balanços contábeis, descrição do negócio, condições contratuais para a sucessão de morten, serviços a serem prestados, taxas de publicidade e royalties e registro no Inpi (Instituto Nacional de Propriedade Industrial).

A dica é sempre consultar um advogado credenciado especializado em franshising. Não tenha pressa. Vá com calma e analise bem.

A OPINIÃO DO PÚBLICO – Pesquisa de mercado

Invista em uma pesquisa de mercado antes de comprar a franquia para saber o quanto o produto tem de saída. Faça uma pesquisa junto ao INPI se a empresa possui o registro, e não se esqueça de verificar também o nome do titular no site do INPI.

Converse com os parceiros da franquia

Descubra quem são os fraqueados da rede e procure saber se eles estão satisfeitos com a franquia. E se encontrar algum caso de rescisão do contrato, investigue o motivo de desligamento da rede.

Não faça pagamentos adiantados

Só realize qualquer pagamento de qualquer taxa após pelo menos dez dias após o recebimento da Circular de Oferta de Franquias. Não custa repetir: não tenha pressa.

O que é uma Franquia Barata?

Leia também algumas dicas sobre Financiamento para Franquias, Lei Geral da Micro e Pequena Empresa e O que é Simples Nacional.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*