Franquias home based: O que é e como funciona?

Uma dúvida frequente para o pequeno empresário que quer investir em franquia em 2012 são as franquias home based, ou seja, microfranquias que podem ser tocadas sem investir muito dinheiro, franquias do tipo home office onde o franqueado utiliza sua própria residência ou pequeno escritório para abrir o seu próprio negócio.

O que é home based?

Ao pé da letra, franquias “home based” é um negócio em casa. Ou seja, uma pequena empresa que o franqueado opera a partir de pequeno escritório ou na própria casa do proprietário. Além da localização, as franquias home based são geralmente definidas por ter um número muito pequeno de funcionários, em geral parentes e pessoas próximas ao empreendedor.

Franquias Home Based geralmente não têm fachada da loja, estacionamento de clientes ou cartazes publicitários. Faxes, ligações à Internet de alta velocidade, linhas telefônicas exclusivas dedicadas ao negócio e telefones celulares facilitam a abertura de franquias home based e tornam o negócio cada vez mais viável. O segmento de empresas que funcionam na casa é uma tendência mundial que não pára de crescer.

Como funciona uma franquia home-based?

Franquias home based além de garantir uma atividade remunerada para quem precisa ou não pode sair de sua residência por longo períodos, ainda são vantajosas em relação aos custos operacionais de ponto comercial e contratação de funcionários.

Pelo baixo investimento, as franquias home based seguem o conceito de micro franquias baratas. Muitas vezes acabam sendo apenas um complemento para complementar a receita familiar. Ou seja, uma franquia home office ao mesmo tempo que não exige muito investimento também não gera alto retorno financeiro.

Atenção! É preciso considerar se você tem o perfil para esse tipo de negócio, pois, franquias home based exigem mais disciplina e organização. O franqueado deverá manter o foco no trabalho mesmo com as situações domésticas rotineira, que podem distrair o empresário a todo momento.

Deixe um comentário

O seu email não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

*