Franquias Home Based: Dicas para uma micro franquia barata de sucesso

No artigo Franquias Home Based, esclarecemos algumas dúvidas para o franqueado que pretende abrir uma micro franquia barata no formado “Home Based”.

Tendo em vista que é um nicho do setor de micro franquias baratas que mais cresce e tendência do ramo de franchising, vamos dar algumas dicas para quem pretende ter uma franquia home based, pois é preciso tomar certos cuidados ao investir e decidir empreender no formato de franquia home office:

Vantagens e Desvantagens ao investir em Franquias Home Based

Antes de investir no formado de franquia home office, é preciso saber se você tem o perfil deste tipo de negócio para aproveitar das vantagens de ter uma franquia home based e evitar prejudicar o negócio com as desvantagens deste empreendimento ao passo que não haverá um chefe cobrando metas e resultados, reuniões serão inexistentes, o horário de trabalho seguirá sua própria vontade, etc.

Veja as dicas para ter sucesso na sua franquia home based:

Planejar e reservar momentos com a família – Para não se sentir culpado em não ter tempo para a família e ter um ambiente familiar em harmonia será fundamental para que seu negócio home office prospere. Portanto, reservar tempo para brincar com seus filhos, namorar com seu/sua companheiro(a) é importante. O empreendedor que trabalha “home based” inevitavelmente terá sua agenda em função dos horários da família. Para ter sucesso é essencial planejar a vida familiar para que crianças pequenas e tarefas domésticas não influenciem na sua produtividade. Considere contratar uma babá, faxineira ou assistente para você ter foco no seu negócio. Nas folgas, sai de casa! Vá ao parque, cinema ou teatro para dedicar tempo à família e ganhar novas inspirações.

Estruture o seu dia racionalmente – Uma questão crucial no que se refere às franquias home based é a ausência de um patrão ou chefe cobrando metas e resultados. Ao trabalhar em casa, geladeira, televisão e até uma simples música ambiente pode comprometer sua produtividade. Portanto, é preciso planejar o seu dia com um horário de início e término das atividades. O ideal de um negócio home based é criar uma estrutura igual a uma rotina ordinária de trabalho em empresa ou escritório. Uma dica é reservar o início do dia (de uma a duas horas) para a prospecção de novos clientes, responder e enviar e-mails, digitar cartas e realizar telefonemas importantes. A tecnologia deve ser usada a seu favor, tenha uma agenda no seu Smart Phone ou Outlook para lembrar de compromissos importantes.

Tecnologia – Usar aplicativos tecnológicos é fundamental para o empreendedor home based. É preciso estar sempre conectado. Considere ter seu telefone do trabalho sempre a mão (a dica é ter um Smart Phone como o Blackberry ou o Iphone com acesso a internet). Pesquise planos econômicos para pequenas empresas com sua operadora de celular. Ao contrário do que muitos pensam, ter acesso Internet 3G é um investimento. Outra dica é manter seus dados hospedados em um servidor virtual para que tenha acesso remoto. Ou ainda ter um pendrive ou HD portátil. Ter um negócio home based não significa que você não terá que participar de reuniões e compromissos fora de casa, portanto é preciso usar a tecnologia a seu favor.

Rede de relacionamento – É de suma importância que o franqueado home based mantenha ativa uma rede de contatos com outros empresários home based. Este Networking será o diferencial para atingir seus objetivos sendo mais assertivo. Além de ser uma boa forma de contratar prestadores de serviços recomendados e prospectar clientes em potencial.

Tenha flexibilidade – Ao investir em franquias home based é preciso ter em mente que ao mesmo tempo você irá desempenhar diversas funções (estratégicas, analíticas, operacionais, etc.) O fraqueado home based será presidente, CEO, Gerente, Coordenador, Analista, Assistente e Operador. Portanto, antes de investir no seu escritório home based é preciso ter uma visão geral sobre um ambiente empresarial, desde pequenos problemas técnicos até questões mais complexas. Caso não tenha condições de lidar com esta variedade de funções, terá que pagar alguém para tal. Considere isto como gasto!

Motivação – Trabalhar home based é um constante desafio. É preciso definir metas para o seu negócio, revisá-las de tempos em tempos e ter tudo documentado em planilhas e documentos. A motivação para alcançar bons resultados e lucros deve ser o combustível do seu negócio.

Folgas – Muitos empreendedores home based de primeira viagem acreditam que ao trabalhar em casa terão mais tempo livre. É um erro! Isto porque sua carga de horário irá aumentar, em alguns casos até dobrar. No entanto, como dono do seu próprio negócio, você terá liberdade e flexibilidade para assistir um filme no meio da tarde, fazer uma caminhada ou até ir à academia. Estes momentos são importantes para dar novo fôlego ao negócio e trazer novas ideias. Além disso, quando o negócio home based começa a dar resultado, é uma tendência o empreendedor passar muitas horas no trabalho, contudo é preciso saber a hora de relaxar. Você já conseguiu fazer a sua empresa um sucesso e ela está funcionando perfeitamente. Faça uma pausa de vez em quando para não ficar estressado. Use desta liberdade a seu favor!

One comment

  1. ola gostaria de saber informaçoes sobre o negocio home based, home office e como funciona, e qual o setor?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*